quarta-feira, 19 de março de 2014

Grécia Antiga e Revolução Inglesa

A Grécia Antiga

1. Civilização Grega
* Grécia Antiga
- Sul da Península Balcânica (Grécia Antiga), Ilhas do Mar Egeu (Grécia Insular), Litoral da Ásia Menor (Grécia Asiática) e Magna Grécia (Sul da Itália: Colônias do Mediterrâneo Ocidental)

2. Povoamento da Grécia
* Mais ou menos 2000 aC: Pelágios – Primeiros povos a habitar a Grécia
* Mais ou menos 2000 aC-1200 aC: Indo-europeus – Provenientes das Planícies Euroasiáticas
- Aqueus: Fundadores de Micenas
- Eólios: Ocuparam a Tessália e outras regiões
- Jônios: Ocuparam a Ática / Fundadores de Atenas 
- Dórios: Guerreiros / Destruíram a civilização micênica
* Primeira Diáspora Grega: Os dórios foram responsáveis pela saída de vários povos do território grego
* Formação do povo grego: Pelágios e Indo-europeus

3. Formação Geográfica
* Solo: Árido e pedregoso (dificultava a agricultura)
* Relevo: Acidentado (dificultava a comunicação)
* Litoral: Grécia possuía vários Portos (possibilidade de comunicação)

Período Pré-Homérico (2000 aC-1200 aC)
4. Civilização Cretense (Egeia)
* Reino de Creta: Maior ilha do mar Egeu
* Sec XV aC: Realizaram comércio com o Egito, Grécia e Ásia Menor
* Controle Político: Elite Comercial (Talassocrassia)
* Capital do Reino: Cnossos
* Reis: Minos
* Principal Divindade: Grande Mãe (Matriarcal)
- A mulher tinha grande importância na sociedade cretense, incomum entre povos antigos

5. Civilização Creto-Micênica
* Início: Meados do sec XV aC
* Micenas versus Tróia
- Vencedor: Micenas
* Sec XII aC: A invasão dórica inicia a civilização creto-micênica   
* Lenda do Minotauro (explicação mitológica do povo grego)
- Minotauro morava num labirinto: Obrigava o povo a pagar pesados impostos / Exigia a entrega de jovens mulheres para servi-lo
- Teseu, filho de Egeu, ajudado por Ariadne (serva do monstro), conseguiu derrotá-lo (libertação do povo grego)
- Teseu, ao regressar, não trocou as velas do seu barco (negras pelas brancas)
- Egeu, ao imaginar que seu filho havia morrido, joga-se no Mar dando origem ao seu nome (Mar Egeu)

Período Homérico (1200 aC-800 aC)
6. Evolução Política                                                                                                                                                                             
* Economia: Coletivista / Propriedade Coletiva
* Posição dos Indivíduos na Sociedade: Grau de Parentesco
* Sec VIII aC: Desintegração da Genos (Cidades-estados)
- Motivos: Crescimento Populacional / Aumento do Consumo / Luta pela sobrevivência gera conflito entre as Genos
- Consequência: A terra deixou de ser coletiva
* Filobasileu: Supremo Comandante do Exército

7. Divisão Social
* Eupátridas: Melhores terras (bem nascidos)
* Georgóis (agricultores)
* Thetas (marginas)

8. Segunda Diáspora Grega
* Inúmeros conflitos sociais
- Motivos: Crescimento demográfico / Escassez de terras
- Concentração das Melhores Terras: Eupátridas
* Magna Grécia
- Formada por população excedente / Constituída pelos marginalizados
- Principais cidades: Tarento e Siracusa
* Várias Tribos (comunidades independentes): Pólis (Cidades-estados)
* Acrópole: Parte mais alta da povoação
- Governada pelo Conselho de Aristocratas (Eupátridas)

Período Arcaico (Sec VIII aC-VI aC)
* Transição da economia doméstica para a economia de mercado local
* Aumentava as desigualdades sociais: Aristocracia enriquecia
* Substituição da Monarquia pela Oligarquia (Governo de poucos)

Principais Cidades-estados
9. Esparta (Lacedemônia)
* Localização: Península do Peloponeso (Planície da Lacônia)
* Fundada pelos Dórios
* Estrutura Social
- Espartanos/Esparcíatas: Descendentes dos Dórios (Únicos Cidadãos) – Acarretava Poder Militar, Político e Religioso
- Periecos: Descendentes das populações nativas – Livres dedicavam-se ao comércio e artesanato
- Hilotas: Servos que pertenciam ao Estado – Descendentes das populações conquistadas pelos Dórios
* Legislação: Código de leis atribuídas a Licurgo (alguns historiadores duvidam de sua existência)
* Organização Política
- Diarquia: Governo de 2 Reis (basileus) – Chefe militar e religioso
- Eforato: Funções executivas – Administravam os negócios públicos (5 anciãos escolhidos na gerúsia para governar
- Gerúsia: Senado (28 membros da aristocracia – Mais de 60 anos) – Funções legislativas / Controlavam os Diarcas
- Assembleia Popular (Ápela): Formada por todos os cidadãos (Mais de 30 anos – Funções de votar leis e escolher os Gerontes)
* Educação Espartana
- Ao nascer, a criança era avaliada por um conselho de anciãos, que avaliava sua condição física
- Caso possuísse anomalia, era jogada de um desfiladeiro
- A criança era educada pelos pais até os 7 anos
- Depois disso o menino era entregue ao Estado para o serviço militar
- 18 anos (hoplita): Soldado
- 30 anos: Ápela (cidadãos)
- Mulheres: Educadas para gerarem filhos saudáveis
- 60 anos: Desmobilizados do Exército
Obs: As mulheres em Esparta gozavam de maior liberdade / Aspásia: Concubina de Péricles – Ajudava a escrever seus discursos 

10. Atenas
* Localização: Ática
* Relevo
- Planícies Férteis: Pédium
- Montanhas Áridas: Diácria
- Regiões Litorâneas: Parália
* Fundada pelos Jônios   
* Poupada da invasão dórica graças a sua localização: Próxima ao mar e cercada por montanhas
* Sec X aC: Unificação das células gentílicas em 4 tribos
* Substituição da monarquia pela oligarquia
- O poder do basileu foi substituído pelo Arcontado: 9 Arcontes
- Arconte Polemarco: Poder militar / Julgar os estrangeiros
- Arconte Epônimo: Poder religioso
- Arcontes Thesmothetas: Poder judiciário sobre thetas e georgóis (6)
* Areópago: Conselho com a função de regular a ação dos Arcontes (composto por Eupátridas)
* Outras Classes Sociais
- Além de Eupátridas, Thetas e Georgóis
- Demiurgos: Comerciantes (Georgóis que perderam as terras e thetas que permaneceram na Pólis) – Classe que fez riqueza
- Escravos: Prisioneiros de guerra
* Posição sócio-política: Conflito de classes
- Eupátridas (oligarquias): Conservadores
- Comerciantes (demiurgos): Moderados – Pequenas mudanças políticas
- Thetas e Georgóis: Radicais – Mudanças profundas

11. Legisladores Atenienses
* 621 aC: Drácon
- Organizou por escrito as leis (antes eram consuetudinárias)
- Código legal de Drácon: Manteve os privilégios sociais e políticos
- Conseqüência: Manutenção dos choques sociais
* 594 aC: Sólon
- Libertou os escravos por dívidas / Dividiu a sociedade de acordo com a renda (censitário) / Aboliu a servidão no campo
- A riqueza passou a determinar os privilégios
- Criou a Bulé (Conselho dos 400: Participavam os elementos das 4 tribos)
- Criou a Eclésia (Assembleia popular que aprovava as medidas da Bulé)
- Criou o Helieu (Tribunal de justiça aberto a todos os cidadãos)
- As reformas desagradaram os aristocratas e o povo

12. Tirania Ateniense
* Ditadores que usurparam o poder
* Psístrato (561 aC-527 aC): Primeiro tirano
- Procurou amenizar os conflitos sociais gerando emprego a Thetas e Georgóis / Construiu obras públicas
* Hiparco e Hípias: Outros tiranos
- Perdem apoio popular
Obs: Feidípedes – Correu de Maratona à Atenas (40 km) para anunciar a vitória em uma batalha (general: Milcíades)

13. Democracia Ateniense
* Precursor: Clístenes (Pai da democracia)
- Redividiu Atenas em 10 tribos (antes 4 tribos)
- Reformas Políticas: Neutralizou a influência dos Eupátridas
- Ostracismo: Exílio por 10 anos (quem pusesse em perigo a democracia) / Ao retornar à cidade perdia suas propriedades e direitos civis
- Excluídos: Estrangeiros (Metecos), Escravos e Mulheres

Período Clássico (Sec V aC-IV aC)
14. Guerras Médicas (medos: persas)
* Atenas: Ascensão
* Pérsia: Dominavam o Oriente
- Imperador Dario I ataca Mileto, Éfeso, Ilhas de Samos e Lesbos
- Persas destroem Mileto
* Atenas versus Pérsia
* Batalha de Salamina
- Ateniense Temístocles atrai os navios fenícios para a baía de Salamina em maré baixa
- Boa parte dos navios encalharam
- Os gregos incendiaram a frota persa
* Confederação de Delos: Aliança entre as Cidades-estados gregas, sob a liderança de Atenas
* Paz de Calias / Paz de Címon (449 aC) / Paz de Susa (448 aC)
- Os persas comprometeram-se em abandonar o Mar Egeu
- O Mediterrâneo oriental foi reaberto ao comércio ateniense

15. Governo de Péricles (461 aC-429 aC)
* Idade de Ouro de Atenas: A cidade viveu seu auge econômico, militar, político e cultural
* Aperfeiçoou a democracia / Tornou Atenas a cidade mais importante da Grécia
* Participação de classes antes excluídas da política
* Instituição do Misthoy
- Soldo para integrantes do exército
- Remuneração para Cargos Públicos
* População: Mais ou menos 320 mil pessoas / 40 mil participavam da democracia
* Grandes Construções: Partenon (templo da deusa Atena)
* Imperialismo: Dominação de Atenas sobre outras Cidades-estados

16. Confederação do Peloponeso
* Liderança: Esparta
* Objetivo: Opor-se ao expansionismo ateniense

17. Guerra do Peloponeso (431 aC)
* Atenas versus Esparta
* Estopim: Disputa comercial entre Atenas e Corinto (aliada de Esparta)
* Atenas: Poderio Marítimo
* Esparta: Poderio Terrestre
* Paz de Nícias (421 aC)
- Quebrada 7 anos depois: Reinício do conflito
- Com a vitória espartana, a democracia e a prosperidade ateniense sucumbiram
* Batalha de Leutras (371 aC)
- Tebas versus Esparta
- Predomínio: Tebas (grande potência militar)
- Generais tebanos: Epaminondas / Pelópidas
* Conseqüência: Decadência de todas as cidades gregas
* Resultado: Expansão da Macedônia

18. Cultura e Religião
* Heródoto: Pai da História                
* Gregos: Primeiros a tratar a história com o espírito científico
- Separou lendas e fatos
* Xenofonte / Tucídides (autor de Guerra do Peloponeso)
* Religião: Politeísta
- Zeus: senhor dos deuses
- Hera: esposa de Zeus / protetora das mulheres e do casamento
- Atena: filha de Zeus / protetora das artes  e da sabedoria
- Apolo: deus da luz
- Artêmis: deusa da caça
- Hermes: mensageiro dos deuses / deus do comércio
- Dionísio: deus do vinho
- Afrodite: deusa do amor e da beleza feminina
- Poseidon: deus das águas

Período Helenístico (Sec III aC-II aC)
19. Macedônia
* Localização: Nordeste da Grécia continental (região isolada do mar)
* Rei Felipe II (359 aC-336 aC)
- Foram dominando a Grécia
* Reinado de Alexandre
- Conquistou a Ásia Menor, Egito, Índia, Pérsia
- Fundou Alexandria
* Babilônia: Sede de seu império
* Após sua morte o império desintegrou-se
- Ptolomeu: Egito, Fenícia, Palestina
- Seleuco: Pérsia, Mesopotâmia, Síria
- Cassandro: Macedônia
- Lisímaco: Ásia Menor e Trácia
* Sec II aC-I aC: Conquista do império pelos romanos

20. Heranças Culturais
* Helenismo: Fusão da cultura grega com a oriental
* Inovações Filosóficas
- Estoicismo (Zenão): A felicidade estava na obtenção por meio da virtude, um equilíbrio interior, capaz de permitir ao homem aceitar com a mesma serenidade a dor e o prazer 
- Epicurismo (Epicuro): A felicidade humana consistia apenas na busca e obtenção do prazer
- Ceticismo (Pirro): A felicidade consistia em não se pretender julgar coisa nenhuma, não se sabe com as coisas realmente são
Obs: Península Balcânica (Egeu e Jônio)
Ásia Menor: Atual Oriente Médio
Antropomórfica: deuses com formas humanas

A Cultura Grega

1. Alfabeto Grego
* Aperfeiçoamento da escrita dos fenícios
* Línguas latinas: herdaram muitas palavras gregas

2. Odisseia
* Aventuras de Ulisses

3. Teatro Grego
* As primeiras peças de teatro gregas eram apresentadas nas festas religiosas em homenagem ao deus Dionísio
* Principais teatrólogos: Esquilo, Sófocles e Eurípedes
* Tragédias: Prometeu Acorrentado
- Autor: Esquilo
- Deu um presente a humanidade: Fogo
- Dominando o fogo, os homens superaram outros animais
- Resultado: Zeus castigou Prometeu
- Castigo: Acorrentado a uma rocha, diariamente um abutre devorava seu fígado
- Prometeu aguentava com orgulho a dor
* Édipo Rei
- Autor: Sófocles
- Édipo era filho de Laio e Jocasta, reis de Tebas
- O pai abandonou Édipo numa montanha, já que Apolo o alertou, dizendo que o filho mataria o pai
- Ouviu, quando adulto, uma profecia, que dizia que ele mataria seu pai e casar-se-ia com sua mãe
- Apavorado, abandonou seus pais adotivos, que acreditava ser seus pais biológicos
No caminho, Édipo discutiu com um estranho, lutando e matando o sujeito (o sujeito era Laio, seu pai)
- Em Tebas derrotou a Esfinge
Decifra-me ou te devoro
Qual é o animal que de manhã tem 4 patas, ao meio-dia tem 2 e ao entardecer tem 3?
Resposta: Homem (bebê, adulto e velho)
- Édipo virou herói e casou-se com a viúva Jocasta
- Resultado: Fome e miséria em Tebas
- Quando souberam, Jocasta suicidou-se e Édipo arrancou seus olhos
* Complexo de Édipo: Freud
* Comédias
- Principal autor: Aristófanes

4. História e Medicina
* Heródoto (sec V aC)
- descreveu as guerras entre gregos e persas
* Tucídides: Escreveu a história da guerra do Peloponeso
* Hipócrates: Pai da medicina
- Ensinou a diagnosticar doenças

5. Filosofia Grega
* Utilizam a razão e não a religião para explicar algo
* Sofistas: Manipulavam a linguagem para convencer as pessoas de que coisas absurdas eram verdadeiras
- Sofisma: Aparentemente correto, mas que na verdade está enganando as pessoas
* Filósofos Hedonistas: A felicidade está na vida de prazeres
* Estoicos: A felicidade estaria no controle dos próprios desejos e na distância em relação ao prazeres

A Revolução Inglesa (1640-1688)

1. Crise do Século XVII
* Sec XVI: Inglaterra se tornou uma grande potência
- Comércio Marítimo
- Colônias na América
* Sec XVII: Crise econômica
- Reis aumentaram abusivamente os impostos (até cidades bem longe do mar tinham que pagar tributos para a organização da defesa contra os piratas)
- Insatisfações: Camponeses odiavam pagar tributos aos nobres / Pequenos e médios fazendeiros queriam ampliar suas propriedades / Burgueses queriam desenvolver seus negócios, mas eram sufocados pelas restrições mercantilistas
- Conseqüência: Ódio ao Estado Absolutista

2. Conflitos do Rei com o Parlamento
* Parlamento: Assembleia de Senhores Feudais que controlava o Rei
* Os monarcas absolutistas ganharam tanta autoridade que o Parlamento não era ouvido
* Sec XVII: Cresceu o número de parlamentares representantes da Burguesia e Nobreza
* O Parlamento fortalecia-se economicamente e queria ampliar seus negócios
- O Rei tentava manter seus poderes absolutistas intactos
* 1640: Parlamento mandou prender os principais ministros
* 1642: Rei Carlos I organizou seu exército comandado pelos grandes Senhores Feudais
- O Parlamento organizou seu próprio exército

3. Guerra Civil (1642-1645)
* Rei versus Parlamento
* Conflito político e religioso
- Igreja anglicana ligada ao Estado absolutista (porém, a população era em grande parte calvinista)
- Calvinista: Puritanos e Presbiterianos
* Vitória: Exércitos do Parlamento
* 1649: Carlos I é guilhotinado
* A Inglaterra tornou-se uma república

4. Ditadura de Cromwell
* Oliver Cromwell (Comandante do Exército)
* Camadas Populares: Continuaram Excluídas
* Grupos Radicais
- Niveladores: Exigiam que os pobres tivessem o direito de eleger representantes para o Parlamento
- Escavadores: Exigiam que as terras da Igreja Anglicana  e da Aristocracia Feudal fossem repartidas entre os camponeses
* Resultado: Forte repressão aos grupos radicais
- Presos e executados
* Cromwell: Protegeu a Burguesia e a Gentry (médios fazendeiros)
- Medida: Impediu que a antiga Aristocracia Feudal recuperasse seu prestígio
* 1651: Atos de Navegação
- O comércio com a Inglaterra só poderia ser feito por Navios Ingleses ou por Navios Estrangeiros que carregassem mercadorias do próprio país de origem
- Conseqüência: Estimulou o desenvolvimento da marinha inglesa / Prejudicou as Companhias de Navegação Holandesas

5. Restauração Monárquica
* 1658: Morte de Cromwell
* Resultado: Temor de novas Revoltas Populares
* Saída: Nobreza Feudal e Burguesia restauram a Monarquia
* Reinado: Carlos II
* 1685: Reinado de Jaime II
* Tentativa de restaurar o absolutismo
* Jaime II foge da Inglaterra
* O parlamento coroou o príncipe holandês Guilherme de Orange    

6. Revolução Gloriosa (1688)
* A Inglaterra tornou-se uma Monarquia Parlamentar

7. Ideias Revolucionárias
* Thomas Hobbes (1588-1679)
- Obra: Leviatã
- Como evitar que o homem seja o lobo do homem
- Todos devem se submeter à autoridade do Estado – Um Estado forte impediria que os conflitos sociais destruíssem a sociedade
- O Estado havia nascido para proteger a vida, a liberdade e a propriedade dos indivíduos (era contra o Estado monárquico e tirânico – os homens tinham o poder de mudar o Estado)
* Liberalismo Político
- Idealizador: John Locke (1632-1704)
- Defendem o direito à propriedade 

8. Repercussão Mundial
* Independência dos EUA e Revolução Francesa



sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Conquista da Amazônia e Resistência Indígena; Independência do Brasil; As Ditaduras Fascistas

A Conquista da Amazônia e Resistência Indígena

1. Invasores versus Invasores
* Conflitos: Portugueses versus Holandeses, Ingleses e Irlandeses
- Motivo: Domínio da região amazônica
* 1647: Destruição do último reduto holandês na Amazônia

2. Expansão da Conquista
* Penetração portuguesa em outras regiões amazônicas
- Motivo: Busca por índios que estavam se esgotando
* Resultado: Tratado de Madri (1750)
- Legalização da ocupação portuguesa na Amazônia
* Saldo: Conflito entre índios e portugueses
* Formas de recrutamento
* Aldeamentos missionários

3. Tupinambás
* Ocupavam a foz do Amazonas até a ilha de São Luís
* População: 10000 a 12000 índios
* Aliados dos franceses
- Em troca de bugigangas ajudaram os invasores a construírem o forte de St. Louis (São Luís)
* 1615: Abandonaram o Maranhão, pois foram vencidos pelos portugueses
* Conflito: Tupinambás versus Portugueses
* 1621: Epidemia de varíola
* Vários conflitos: Os Tupinambás não aceitaram a escravidão
* 1635: Não havia mais índios tupinambás

4. Nheengaíbas
* Ocupavam a ilha do Marajó (atual Amapá)
* Nheengaíba: Povo de língua travada ou que fala mal
* Resistiram belicosamente à presença lusitana na região

5. Tapajós
* 1626: Primeiro contato com os portugueses
* Objetivo: Portugueses tinham a intenção de realizar nessa região uma grande plantação de tabaco
* Conflito: Diante da alternativa do extermínio e a submissão, os tapajós optaram pela última entregando as suas armas ao inimigo
* Saldo: Estupros, assassinatos, saques, escravidão
- Ficaram em liberdade aqueles que entregaram os próprios filhos como cativos
- Os escravos foram despachados para o Pará e o Maranhão

6. Fortaleza da Barra do Rio Negro
* 1669: Fundação da Fortaleza de São José do Rio Negro
- Objetivo: Fortaleza em busca de mão-de-obra indígena
* Ao redor desse estabelecimento militar se desenvolveu povoados indígenas, dando origem à cidade de Manaus.
* Funcionava como Entreposto Comercial e cidade para reprimir povos indígenas
- Do ponto de vista da estratégia militar de defesa do território pretendido pelos portugueses contra os estrangeiros, a sua atuação foi inócua (inofensiva)

Independência do Brasil

1. Guerras Napoleônicas
* 1806: Bloqueio Continental
- Europeus proibidos de comerciar com a Inglaterra
- Objetivo: Sufocar economicamente a Inglaterra
* Portugal: Permanece parceira da Inglaterra
* Resultado: Ataque francês a Lisboa

2. Transferência da Família Real
* 1808: D. João, a Família Real e cerca de 15 mil nobres chegam ao Brasil
* Ingleses: Queriam algo em troca (o direito de comerciar com o Brasil)
* Abertura dos Portos
- Os comerciantes ingleses podiam comerciar diretamente com o Brasil
- Representava o Fim do Monopólio Comercial

3. Tratados de 1810
* Taxas Alfandegárias
- Produtos Importados da Inglaterra (15%)
- Produtos Importados de Portugal (16%)
- Produtos Importados de Outro País (24%)
* Alvará de 1785: Proibia as Manufaturas Coloniais (anulado por D. João)
- Os brasileiros tinham liberdade de instalarem fábricas, porém quase não ocorreu, devido a concorrência dos produtos ingleses
* 1815: Reino Unido
- O Brasil era Reino Unido a Portugal e Algarves (região do sul de Portugal)
- Capital: Rio de Janeiro

4. Revolução Pernambucana de 1817
* Nordeste: Opressão continuava
* Continuaram pagando pesados impostos e o Comércio estava nas mãos dos portugueses
* Influência: Revolução Francesa (O Diretório)
* Ideal: Liberalismo
* Conflito: Camadas Médias e Altas versus Comerciantes Portugueses
* Durante 10 semanas Pernambuco esteve independente do Brasil
* Nacionalismo: Largaram o Pão e o Vinho português em troca da Cachaça e da Mandioca nativa
* Aderiram ao movimento: Ceará, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte
* Desentendimentos: Uns queriam Reformas Sociais outros não (escravidão e sufrágio universal)
* O movimento foi duramente reprimido
- Prisões, enforcamentos, chicotadas

5. Revolução Liberal do Porto (1820)
* Líderes: Burguesia
* O Parlamento queria elaborar uma nova constituição
* Portugal continuava tendo um rei ausente (D. João VI)
* Pela nova constituição uma Monarquia Constitucional substituía a Monarquia Absolutista
* Objetivo: Tornar o Brasil colônia novamente
* Medidas: Aumento dos Impostos / Enviaram tropas para RJ e PE / Nomearam novas autoridades / Ordenaram o regresso de D. João a Lisboa
* Resultado: D. João deixa o Brasil nas mãos de seu filho D. Pedro

6. Partidos e Propostas
* Partido Português
- Nem todos eram portugueses
- Integrantes: Militares, Funcionários Públicos, Comerciantes Antigos
- Proposta: Retorno ao Monopólio Comercial
* Partido Brasileiro
- Integrantes: Fazendeiros, Comerciantes, Classe Média
- Proposta: Independência (país dominado pelos grandes proprietários)
* Partido Radical
- Proposta: Independência (república com Sufrágio Universal e Abolição da Escravidão – Nem todos compartilhavam com esta ideia)
* A Proposta do Partido Brasileiro foi a Vencedora

7. Exclusão do Povo
* Independência sem participação popular
* Saída: Apoiar D. Pedro (líder da independência)
* Não haveria necessidade de derrubar o governo
- Independência realizada sem ruptura política

8. D. Pedro Vira D. Pedro I
* O governo português ordenou que D. Pedro voltasse a Portugal
* Dia do Fico
- O Partido Brasileiro conseguiu que 8 mil pessoas assinassem um documento pedindo a D. Pedro que ficasse no país
* Junho de 1822: D. Pedro anuncia que haveria eleições para uma Assembleia Constituinte
- Era o anúncio da Independência
* 07.09.1822: Independência

As Ditaduras Fascistas

1. Crises Econômicas e Ascensão das Esquerdas
* A crise econômica depois da Primeira Guerra e agravada após 1929 provocou desespero
* Muita gente acreditou que a salvação seria uma ditadura de extrema-direita
* Após 1918: Europa viveu intensa crise
* Anos 1920: Economia recupera-se
* 1929: Grande Crise
* Comunistas: Culpavam a burguesia pela crise
- Ganhavam adeptos e assombravam os capitalistas
* Temor: Revolução Socialista
* Classe Média e Pequena Burguesia: Apavorados
- Seu padrão de vida vinha caindo
* Saída: Regime que perseguissem comunistas, proibissem greves e favorecessem a burguesia
- Regime Autoritário: Extrema Direita (Fascista)
* Direita versus Esquerda
- Comunistas: Extrema Esquerda (Revolucionários)
- Fascistas: Extrema Direita
- Liberais: Centro (Capitalistas Democráticos)
- Socialdemocratas: Comunistas que eram contra a revolução (As mudanças ocorrem democraticamente)
- Anarquistas: Extrema Esquerda

2. A Crise e o Medo
* Comunistas e socialdemocratas
- Denunciavam os malefícios do capitalismo e do imperialismo
- Ganhavam adeptos e a possibilidade de vencerem eleições por via democrática era real
* Temor: Burguesia
* Saída: Acabar com a democracia
* Grandes empresários e banqueiros uniram-se aos fascistas

3. Principais Ideias Fascistas
* Regime Capitalista
* Fim da Democracia: Não Há Eleições / Quem Critica o Governo Vai Preso / Greves e Passeatas São Proibidas
* Partido Único: Fascista
* Sindicatos: Obedecem ao Governo
* Ideias Fascistas
- Povos Superiores
- Anticomunismo (Não suportam a igualdade social)
- Antiliberalismo: Defendem o regime ditatorial
- Totalitarismo: Obediência ao Estado
- Militarismo / Culto à violência: A guerra é a atividade mais nobre do homem / Diálogo é para frouxos e fracos
- Nacionalismo Xenófobo (repudiavam estrangeiros)
- Racismo: Judeus, negros, ciganos, homossexuais
- Culto ao chefe supremo da nação
- Irracionalismo: Importantes são instintos e força bruta (nada precisa ser justificado)
“verdade é tudo aquilo que o mais forte consegue impor”

4. Fascismo Italiano
* Primeiro país a se submeter ao fascismo
* Itália após a guerra: Violenta crise
* Conseqüência: Greve operária
* Anos do Grande Medo (1919-1920)
- Povo faminto saqueava armazéns e greves
- Para intimidar os operários, os empresários fizeram despedida em massa e fecharam as empresas
- Resposta: Operários invadiram e ocuparam as fábricas
- Problema: Muitos proletariados eram despolitizados e socialistas fizeram um acordo com o governo, desmobilizando o movimento
* Revolução Socialista: Seduzia o país
* Burguesia, preocupada, começou a financiar o fascismo
* Partido Fascista
- Líder: Mussolini
- Início: Formado por ex-soldados que eram pagos por empresários para perseguir sindicalistas e socialistas
- Com o tempo foi construído um forte partido
* 1922: Marcha Sobre Roma
- Mais de 50 mil camisas negras ocuparam as ruas da capital, exigindo que o rei nomeasse Mussolini primeiro-ministro
- O Monarca cedeu pressionado pela burguesia, que temiam o avanço comunista
* Mussolini prendeu e assassinou opositores / Fechou outros partidos
* Igreja: Aderiu ao Fascismo
- Contrários aos comunistas que consideravam uma heresia
- As desigualdades sociais tinham sido determinadas por Deus
* Tratado de Latrão: Estado do Vaticano / Em troca, o Papa reconhece o Estado italiano

5. República de Weimar
* Alemanha após a guerra se encontrava em terrível crise
- Comunistas tentaram tomar o poder, mas não conseguiram 
* República de Weimar (1918-1933): Regime democrático
* Para pagar a dívida e recuperar a economia, o governo começou a fabricar dinheiro sem parar
* Resultado: Louca Inflação
* Plano Dawes: Alemanha recebeu investimentos e empréstimos dos EUA
* A Alemanha começava a se recuperar, porém veio a crise de 1929, gerando miséria e desemprego
* Partido Nazista: Crescia com os votos dos desempregados e da classe média
* Empresários financiavam as ações da SA (divisões de assalto), que eram formados por desempregados, ex-combatentes, mendigos, viciados, policiais e criminosos
- Objetivo: Ataques a comunistas, operários e sindicalistas
* 1923: Nazistas tentam dar um Golpe de Estado
- Hitler é preso

6. Fascismo Alemão  
* Nazistas tomam o poder
* Crise de 29: Desemprego atingiu 44%
* Conseqüência: Comunistas e Socialdemocratas ganham adeptos
* Partido Nazista
- Líder: Adolf Hitler
- Superioridade da raça ariana
- Combatiam: Comunistas, Liberais e Judeus (desgraçaram o país após a guerra)
* Convencimento: Propaganda
- Uma mentira repetida mil vezes vira verdade (Goebbels)
- Exploravam o inconsciente coletivo: Ressentimentos causados pela derrota na guerra
* Após a Crise de 29: Hitler é derrotado nas eleições presidenciais
- Eleições de 1932 (Von Hindenburg 53% e Hitler 36% dos votos)
* Nas eleições parlamentares de 1932 os nazistas perderam várias cadeiras
- Comunistas e socialdemocratas eram maioria
- Resultado: Megaempresários exigiam que Hitler fosse indicado como primeiro-ministro (Von Hindenburg cedeu)
* Oposição: Comunistas e Socialdemocratas (divididos acusavam-se mutuamente)
- Liberais: Não queriam se unir à esquerda
- Nazistas: Unidos e Coesos
* Incêndio do Parlamento Alemão - Reichstag (às vésperas das eleições de 1933)
- Nazistas acusaram os comunistas
- Pretexto para acabar com a democracia (decretada a suspensão das liberdades civis; comunistas presos; polícia, imprensa e empresários a favor dos nazistas)
* Mesmo  assim, os nazistas não conseguiram os 2/3 de votos necessários para  mudar a constituição (43% dos votos apenas)
* Golpe: Partidos foram fechados (Exceto o Nazista)
* Gestapo (Polícia Secreta): Aterrorizavam a população
* Política Econômica (Keynesianismo)
* Perseguição aos judeus, comunistas, homossexuais
* A Alemanha voltava a se armar
* Em 1934 Hitler mandou assassinar o chefe da temida tropa SA. Depois disso, a SS tornou-se a força policial mais importante do país. Elas comandavam a polícia secreta, criada por Goring, a famigerada Gestapo.

7. Adolf Hitler
* Nasceu na Áustria em 1889
* Origem: Pobre
* Considerava-se alemão
* Preso em 1923 por tentar golpear o Estado
* Obra: Mein Kampf (Minha Luta)
* Nazistas: Jamais foram maioria no parlamento / Nunca conseguiram a maioria dos votos alemães
- Vitória Eleitoral: Violência e Fraude

8. Nazismo
* Ser alemão é ser nazista?
* Neonazismo (o nazismo não é exclusivamente alemão)

9. Guerra Civil Espanhola (1936-1939)
* Eleições: Vitória da frente popular (antifascista)
* Falangistas (Fascistas)
- Líder: General Francisco Franco
- Tentaram dar um golpe, mas houve resistência
* Início da guerra civil
* A guerra internacionalizou-se
- Frente Popular (apoio da URSS)
- Falangistas (apoio da Alemanha e da Itália, além da burguesia, latifundiários, classe média e igreja católica local)
* Resultado: Vitória Fascista
* Saldo: Opositores torturados e mortos

                                                            Exercícios de Fixação

1) Explique o  que foi a Revolução de Avis.
2) Explique como se deu a centralização política espanhola.
3) Que acontecimento representa o início da  expansão marítima portuguesa?
4) Relate como ocorreram as expedições de Orellana e de Ursúa/Aguirre. Ressalte os problemas ocorridos nas duas expedições.
5) O que foi  a União Ibérica?
6) O que estabelecia o Juramento de Tomar?
7) As disputas imperialistas foram os principais motivos da Primeira Guerra Mundial. Os russos e os alemães possuíam os projetos do Pangermanismo e Pan-Eslavismo. O que consistiam esses projetos?
8) O que foi A Conferência de Algeciras em 1906?
9) Qual o motivo real da entrada dos EUA no conflito?
10) A Rússia vivia uma grave crise  econômica, por isso retirou-se da guerra. Para conter esses problemas Lênin e Stálin criaram dois planos econômicos, a NEP e os Planos Quinquenais. O que estabeleciam essas políticas econômicas?
11) Explique o que foi o Tratado de Latrão?
12) Durante a expansão industrial dos EUA nos anos 1920 foi criada uma maneira de elevar os lucros dos industriais a explorar mais ainda os operários. Esse modelo de produção ficou conhecido como Fordismo. Defina-o.
13) Explique de que maneira Hitler assumiu o poder na Alemanha. Ressalte as etapas até ele assumir o controle total do país em 1934.
  




















Descobrimento e Conquista da Amazônia; Revolução Francesa; Crise de 1929

Descobrimento e Conquista da Amazônia: 1500 - 1640

1. Império Colonial Português
* Final do século XIV: Portugal em crise econômica
* Morte de D. Fernando I (1367 - 1383)
- Último rei da dinastia de Borgonha: Morreu sem deixar herdeiros masculinos
- Sua filha, D. Beatriz, era casada com D. João, rei de Castela
* Conflito: Portugal versus Castela
* D. João, mestre da ordem de Avis e meio-irmão de D. Beatriz, organizou uma espécie de Partido Nacional para anular a nobreza latifundiária pró-castellana (Revolução de Avis)
- Não queriam a união: Pequena nobreza, comerciantes e artesãos (temiam o poder que essa nobreza acumularia)
- Queriam a união: Grande nobreza (Vislumbravam a possibilidade de ter acesso a mais terras)
- Revolução de Avis (1383-85) – formação do Estado português unificado e uma monarquia absolutista
- Vitória: D. João (dinastia de Avis)
* 1415: Início da expansão ultramarina
- Tomada de Ceuta, no norte da África

2. Colônias portuguesas
* Ilhas Atlânticas: Madeira, Açores e Cabo Verde
* África: Ceuta, Tanger e Mazagão (Marrocos), Costa da Guiné, Congo, Angola, Moçambique, Etiópia
* Ásia: Calicute, Malásia, Timor, Ceilão
* América: Brasil

3. Império Espanhol
* 718-1492: Domínio muçulmano na Espanha
* 1492: Tomada de Granada
* Unificação espanhola: Reinos de Castela, Leão, Navarra e Aragão
* Casamento de Fernando de Aragão com Isabel de Castela (1479)
* Reinado (1479-1504)
- Criação do Estado absolutista espanhol
- Reconquista da Península Ibérica
- Viagem de Cristóvão Colombo ao Novo Mundo
* Sec XVI: Dinastia Habsburgo (origem austríaca)
- Maximiliano I (Imperador da Áustria) casou o seu filho Felipe com D. Joana, filha de Fernando e Isabel
- Dessa união nasceu Carlos I que se tornou rei espanhol em 1517
- Tornou-se o Carlos V (1517-1556): imperador da Áustria e do Sacro Império Romano-Germânico

4. Colônias espanholas
* Europa: Áustria, Holanda, Bélgica, Alemanha, Itália (parte sul), Milão (ITA), Sardenha (ITA), Sicília (ITA)
* África: Túnis, Marrocos, Argélia
* Mediterrâneo: Ilhas Baleares
* Atlântico: Ilhas Canárias
* Ásia: Filipinas
* América: parte dos Estados Unidos, México, Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Cuba, Haiti, Porto Rico, Colômbia, Venezuela, Peru, Bolívia, Chile Equador, Paraguai, Argentina e Uruguai.

5. Expedições Espanholas na Amazônia
* Tratado de Tordesilhas (1494): Maior parte do território da Amazônia pertencia à Espanha

6. Expedição de Orellana
* El Dorado: Paraíso de ouro e de especiarias imaginados pelos espanhóis
- Local: noroeste da América do Sul e bacia Amazônica
* Objetivo da expedição: Encontrar uma outra fonte de produção de especiarias
* Motivo: Fazer frente aos portugueses que monopolizaram o mercado europeu de produtos orientais
* Resultado: fracasso
* Viagem da perdição: 6000 Km de navegação
- Navegou todo o Solimões – Amazonas até chegar ao Atlântico
* Conflito: Gonçalo Pizzarro versus Orellana
- Motivo: Pizarro acusava Orellana de ter o deixado sem abastecimento
* Carlos V: Deu a Orellana o direito de colonizar a Amazônia
* 1546: Morreu sem ter exercido seus poderes

7. Expedição de Ursúa / Aguirre
* Sobreviventes da expedição de Orellana: Reavivaram no Peru a crença em países fabulosamente ricos perdidos nas florestas (El Dorado, Lago de Paititi, Gran Omágua, País das Esmeraldas)
* Ursúa e Aguirre: desceu o Marañon e todo o Amazonas até o Atlântico
* Depois do fracasso das expedições, os espanhóis se desinteressaram pela Amazônia
- Encontraram prata em Potosí

8. União Ibérica (1580 – 1640)
* 1578: Morte de D. Sebastião (rei de Portugal)
* 1580: Morte de D. Henrique (sucessor)
* Reclamaram o trono
- Felipe II, rei da Espanha                      Netos de um Falecido rei de Portugal: D Manuel
- D. Catarina, duquesa de Bragança           
* Felipe assegurou o direito dinástico pelas armas
* 1581: Juramento de Tomar
- administração púbica provida por portugueses
- língua portuguesa respeitada
- leis, usos e costumes portugueses mantidos

9. Conquista Lusitana da Amazônia (1616-1640)
* Amazônia: questão militar para os portugueses
- O delta amazônico vinha sendo ocupado por Inglaterra e Holanda
- Iniciaram montagem de feitorias para explorar a região
* Motivo: base militar para expulsar os estrangeiros

10. Forte do Presépio
* Líder: Capitão-mor Francisco Caldeira Castelo Branco
* Local: Belém
* Objetivo: manter a posse para Portugal
* Problema: portugueses versus Tupinambás / portugueses versus estrangeiros
* Resultado: Amazônia área militar e geopolítica
- considerada pouco aproveitável economicamente
* Recursos naturais: boa perspectiva de desenvolvimento

11. Administração Colonial da Amazônia
* 1621: Estado do Maranhão
- Capital: São Luís
- Ceará, Maranhão, Grão-Pará, Gurupá, Caeté, Cametá, Marajó, Taquitapera, Cabo Norte e Xingu
* 1654: Estado do Maranhão e Grão-Pará
* 1751: Estado do Grão-Pará e Maranhão
* 1752: Estado do Maranhão e Piauí / Grão-Pará e Rio Negro
* A Amazônia era subordinada diretamente à Lisboa

A Revolução Francesa

1. Insatisfação Social
* Final do Século XVIII: Situação econômica grave
* De 100 franceses 85 eram camponeses (85%)
- Obrigações Servis
* Burgueses: Insatisfeitos com os impostos
* Sans-culottes (artesãos, operários, pequenos lojistas): Insatisfeitos com os impostos e o alto preço do pão

2. Tensão Social
* Nobres e Alto Clero: Quase não pagavam impostos
* Situação: Descontentamentos e Divulgação das Ideias Iluministas
* Crise: Acidentes meteorológicos sacrificaram colheitas e mataram gados
- Conseqüência: Queda na Produção / Aumento dos Preços dos Alimentos
* Alguns ministros sugeriram ao rei Luís XVI que os nobres passassem a pagar impostos
- A nobreza se rebelou
* Luís XVI convocou a Assembleia dos Estados Gerais

3. Estados Gerais
* Primeiro Estado: Alto Clero (bispos e abades)
* Segundo Estado: Nobres
* Terceiro Estado: Burgueses, Camponeses, Sans-culottes e Padres
* Primeiro e Segundo Estados: Não pagavam impostos / Possuíam leis e tribunais especiais
* Maio de 1789: Assembleia dos Estados Gerais
- 900 deputados: Maioria Burgueses
- A Assembleia não era um Parlamento / Não fazia leis / Não dava ordens ao Rei
- Função: Consultiva

4. Queda do Antigo Regime (Revolução)
* O Terceiro Estado reúne-se em outro salão (anunciaram que estavam em Assembleia Nacional com o intuito de criar uma Constituição)
* O Monarca reage (início do conflito)
- A Revolução ganha as ruas
* 14.07.1789: Queda da Bastilha
- Principais invasores: Sans-culottes
* Camponeses invadiam castelos e tomavam terras
* Noite do Grande Medo (Numa única noite os deputados decretaram o fim dos privilégios feudais)
* Agosto de 1789: Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (todos os homens nascem livres e iguais)
* 1791: Nova Constituição
- Monarquia Constitucional

5. Limites da Revolução
* Grande Burguesia (principal beneficiada): As terras da Igreja foram confiscadas em prol dos burgueses
* Situação: Camadas Populares Prejudicadas / Os Camponeses continuavam sem terras
* Votação: Sufrágio Censitário
* Lei de Chapelier: Proibia os trabalhadores de formarem associações para defenderem seus direitos
* Camponeses, Sans-culottes e Pequena burguesia buscavam mudanças radicais
- Propostas: Fim da escravidão nas colônias / Direito de voto feminino

6. Contrarrevolução
* Os países governados pelo Antigo Regime temiam que a revolução se espalhasse
* Áustria e Prússia: Montaram exércitos para invadirem a França
- Objetivo: Chegar a Paris / Prender os revolucionários / Restaurar o absolutismo
* Luís XVI é preso ao tentar fugir
* Tropas Revolucionárias versus Tropas Absolutistas
* 1792: Vitória Francesa

7. Convenção
* A França tornou-se uma república
* A Assembleia da Convenção governava o país (eleita com sufrágio masculino)
* Partidos da Convenção
- Girondinos: Representavam a alta burguesia / Não queriam novas mudanças
- Jacobinos (montanheses): Representavam a pequena burguesia, os sans-culottes e os camponeses (líderes: Robespierre, Danton, Marat e Saint-Just)
- Planície: Também representavam a alta burguesia
* Girondinos: Propriedade Privada / Liberalismo
* Jacobinos: Bem Estar Social / Intervenção Estatal
* Execução do Rei Luís XVI
- Os Girondinos eram contra e os Jacobinos a favor

8. Revolução em Perigo
* Potências da Europa uniram forças e atacaram a França
* Liderança: Inglaterra
* A Coligação vence várias batalhas
* Os jacobinos propõem tomar dos ricos para equipar o Exército e limitar o aumento dos preços dos cereais
- Os Girondinos foram contra as propostas
- Resultado: Os sans-culottes invadem a Convenção e prendem os Deputados Girondinos

9. Poder Jacobino
* A Contrarrevolução avançava
- Monarquistas e Girondinos estimulavam rebeliões
- Traidores sabotavam fábricas
- Comerciantes estocavam produtos e vendia-os a altos preços
- Marat é assassinado em sua banheira
* Saída: Os Jacobinos buscam apoio popular
- Lei do Máximo: Proibia o aumento do preço do pão
- Criaram impostos para os ricos / Doaram terras aos camponeses
- Nova Constituição de 1793
* Período do Terror
- Líder: Robespierre
- Qualquer suspeito de traição ou corrupção podia ser preso
- Comitê da Salvação Pública: Condenou milhares de pessoas à morte
* Os exércitos invasores foram derrotados
- Guerra Total (mobilização nacional)
* Insegurança: O Terror guilhotinava também alguns inocentes
* Racha: Robespierre versus Danton / Robespierre versus Sans-culottes
* Reação Termidoriana
- O Grupo do Pântano preparou um golpe fulminante
- Robespierre e os Jacobinos são executados sem julgamento

10. O Diretório
* Governo eleito por uma Assembleia com voto censitário
* As medidas sociais dos Jacobinos foram anuladas
* Jacobinos e Sans-culottes eram assassinados
* Camponeses: Continuaram com suas terras
- O Diretório continuava contra o Antigo Regime
* 1796: Conspiração dos Iguais
- Líder: Babeuf
- Defendia o fim da grande propriedade / Criação de uma sociedade comunitária de camponeses e artesãos
- Babeuf foi preso e executado

11. O Consulado
* 1799: Golpe do 18 Brumário (iniciava a Ditadura Napoleônica)
* Napoleão impôs nova Constituição que lhe dava o Título de Cônsul e poderes ditatoriais por 10 anos
* Objetivo: Conservar as instituições conservadoras do capitalismo
* Medidas: Criou o Banco da França / Incentivou a indústria / Profissionalizou a administração pública
* Ditadura: Jornais inimigos fechados / Opositores presos
* Acordo entre Governo e Igreja Católica: Napoleão comprometia-se em pagar os salários dos padres
* Código Civil (1804): Conquistas da burguesia
- Direitos de quem possuía propriedade
- Proibia a associação de trabalhadores

12. O Império
* 1804: Um plebiscito proclama Bonaparte imperador
* Guerra: Nações Absolutistas versus Exército Napoleônico
* Em cada país que invadia Napoleão abolia o feudalismo e implantava leis do Código Civil (capitalismo)
* Principal Rival: Inglaterra
* Saída: Bloqueio Continental (1806)

13. Queda do Império Napoleônico
* Algumas nações não respeitam o Bloqueio Continental
* 1812: Rússia é invadida (não respeitou o Bloqueio Continental)
- O exército de Napoleão sempre se sustentou com saques dos países invadidos
- Rússia era enorme e muito pobre
- Os exércitos percorriam quilômetros sem encontrar comida
- Tática da Terra Arrasada: Os próprios russos destruíam cidades e plantações para que o inimigo não se abastecesse
- Saldo: Desastre – Quase toda a tropa morreu (Napoleão saiu com 600 mil homens e voltou com 30 mil)
* Na França os inimigos formaram uma nova Coligação
* 1813: Napoleão é afastado e mandado preso para a Ilha de Elba

14. Os 100 Dias e o Waterloo
* Luís XVIII é coroado rei
* Objetivo: Retorno ao Antigo Regime
* Napoleão é chamado de volta
- Rapidamente lidera um exército e derrota os monarquistas
* 1815: Batalha de Waterloo
- O General governaria por apenas 100 dias
- Foi preso pelos ingleses e mandado para a ilha de Santa Helena (África)
- Morreu doente em 1821

A Crise de 1929

1. Estados Unidos: Potência Econômica
* 1918: Após a guerra tornaram-se a principal potência
* Indústria Automobilística (de cada 100 carros produzidos, 85 eram dos EUA)
* Maiores Produtores: Aço, enlatados, máquinas, rádios, petróleo, carvão, tecidos, milho, discos, panelas, fogões, brinquedos, etc.
* A indústria não parava de crescer
- Beneficiados: Classe Média

2. Crise de Reconversão (1920-1921)
* Causada pela diminuição das exportações para a Europa

3. Industrialização dos EUA
* Tão cruel quanto à europeia
* 1920: 2 milhões de crianças trabalhavam nas fábricas
* A abundante produção agrícola fazia os alimentos ficarem mais baratos no mercado, permitindo que os patrões pagassem baixos salários
* Concentração de Renda
- Apenas as famílias ricas usufruíam desse crescimento
- Operários viviam em condições sub-humanas

4. Fordismo e Taylorismo
* Empresários norte americanos introduziram 2 novas técnicas científicas que elevaram espetacularmente a produtividade no trabalho
* Fordismo: Criado por Henry Ford em sua fábrica de  automóveis
- Cada operário passava a fazer um único tipo de tarefa dentro de uma sequência de montagem (tarefa repetida milhares de vezes ao dia)
* Taylorismo era o estudo dos movimentos no trabalho
- As máquinas eram equipadas para aproveitar o máximo a energia do corpo do operário
* Resultado: Formação de sindicatos, greves, protestos
* Consequência: Repressão violenta
* Chicago (1886)
- Polícia fuzilou uma multidão que fazia passeata e seus líderes foram considerados culpados (morreram enforcados)
- 1º de Maio: Dia Internacional de Luta da Classe Operária
* Lei Sherman (1890): Proibia associações que perturbassem o livre mercado

5. Década de 1920
* Loucos anos 20
* Diversão da classe média: Comprar
* Eterna Festa: Rádio, disco, cinema, cassino, bebedeira

6. Bolsa de Valores
* Ações de uma Empresa: Valoriza-se com maior procura / Desvaloriza-se com maior oferta
* Quando apareceram as primeiras notícias de falência todos os investidores se apavoraram e tentaram vender suas ações
* 24.10.1929: Queda da Bolsa de Nova York (quinta-feira negra)
* Ações Despencaram: Ninguém Queria Comprar, Só Vender
- Conseqüência: Falência e Desemprego (produção industrial caiu 50%)
- 1933: um terço dos americanos  estavam desempregados
* Mais de 100 mil empresas faliram nos EUA
* 1 milhão de fazendeiros tiveram que vender seus bens
* Efeito Dominó: Uma Fábrica influenciava a outra
- Se produzisse menos refrigerante, produziam-se menos tampinhas, diminuindo os lucros, assim os Bancos não recebiam o que tinham emprestado (todos quebravam)
* No mesmo dia estouraram as Bolsas de Londres, Berlim e Tóquio
* Globalização: A crise afetou todas as economias do Planeta
* Grande Depressão: Em 1934, os EUA produziam metade do que produziam em 1929

7. Causas da Crise
* Anos 1920: A euforia econômica tinha feito subir o valor das ações na Bolsa de Valores
* Esperavam vender acima da realidade, por isso essa produção exagerada
* Veio a notícia de que algumas empresas não conseguiam vender o que era esperado, pois os lucros não correspondiam ao investimento
* Resultado: Falências, desemprego, suicídios
* Contradição: Nas sociedades pré-capitalistas é a escassez que gera a crise, já nas sociedades capitalistas é a abundância que gera a crise

8. Superprodução
* Capitalismo: Tudo é mercadoria
* Liberalismo: Livre mercado
- Livre concorrência estimulava a economia
* Situação dos Operários: Vivia muito mal
* Economia sem planejamento (superprodução)
* Classe Média: Já havia comprado tudo que necessitava
* Operários: Não podiam comprar
* Conseqüência: Os artigos encalharam nas Prateleiras
* Resultado: Desemprego em Massa
* Saída: Intervenção Estatal

9. Intervenção do Estado na Economia
* 1932: Franklin Delano Roosevelt presidente dos EUA
* Abandona as ideias de Adam Smith e Adota Maynard Keynes
* Keynesianismo: Salvar o Capitalismo causando bem estar social à população
* Plano Econômico (New Deal): Estado passou a intervir diretamente na economia para evitar crises
- Obras Públicas (estradas, aeroportos, praças, pontes, reflorestamento)
- Criação de Empresas Estatais (hidrelétricas)
- Contratação de Empresas Privadas
- Leis Trabalhistas
- Construção de casas populares
* Comprava cereais e alimentos, depois mandava queimar (eliminar a superprodução)
* Toneladas de leite eram jogadas no rio
- Ajudavam aos agricultores, industriais e produtores, enquanto isso o povo continuava morrendo de fome
* Por que não davam os alimentos aos necessitados?
- Porque isso teria reduzido ainda mais o mercado consumidor, e não há capitalismo que resista a uma crise de mercado
* O sistema funcionou, mas foi a guerra que salvou a economia capitalista
- A Segunda Guerra Mundial: Governos encomendaram aços, máquinas, peças, assim mobilizavam a indústria
- Milhares de desempregados morreram no conflito




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