domingo, 28 de fevereiro de 2016

Indivíduo, Sociedade e as Relações de Poder

1. Isolamento e Comunicação
* Isolamento costuma não ocorrer atualmente
* Indivíduo integrado à sociedade
* Adquirimos a postura com os grupos com os quais convivemos
- Família, Escola, Igreja, etc.
* Contatos Sociais: Interação com outros indivíduos, ocorrendo relações sociais, laços de identidade, absorvendo valores e comportamentos
* Linguagem: Principal meio de interação

2. Processos Sociais
* Interação Social: Mudança de comportamentos devido à troca de informações e experiências
* Processos Associativos: Formas de cooperação e convivência entre indivíduos
* Processos Dissociativos: Quando há competição
- Disputas políticas, Disputa de vaga em uma universidade

3. Grupos Sociais
* Conjunto de pessoas que vivem a mesma situação, têm ideias e agem de forma parecida porque acreditam que possuem algo de importante em comum
- Operários, camelôs, intelectuais, aposentados, negros, políticos, etc.
- Uma pessoa pode pertencer a vários grupos sociais

4. Homem como ser Social
* Um bebê não nasce falando
* Ele será influenciado pelo grupo social em que vive
* Interesse dos historiadores: Fato Social
- Um homem pega gripe: Irrelevante
- Epidemia de gripe: Fato Social

5. Diferenças Sociais
* Luta de classes (Proletariado versus Burguesia)

6. Estratificação Social
* Indivíduos classificados de acordo com sua posição na sociedade
* Castas: Não existe mobilidade social e são classificados de acordo com os laços consanguíneos
- Brâmanes: Casta superior (sacerdotes)
- Xátrias: Casta intermediária (guerreiros)
- Vaixias: Comerciantes, Agricultores, Artesãos
- Sudras: Servos e executores de trabalhos manuais
- Párias: Miseráveis, sem direitos e privilégios (não podem sequer se banhar no Rio Ganges)

7. Estamentos
* Permite um mínimo de mobilidade social (Idade Média)

8. Classes
* Grupo de pessoas que apresenta a mesma condição em relação aos meios de produção
- Burgueses, Operários, Professores, Artesãos

 9. Estrutura da Sociedade
* Economia: Como os homens se organizam socialmente para trabalhar e sobreviver (trabalho, agricultura, comércio, bancos)
* Ideias Sociais: Ideias que influenciam a sociedade (religião, ciência, filosofia)
* Política: Poder que alguns grupos sociais exercem sobre o restante da população (Estado)

10. Poder
* Capacidade de ação sobre indivíduos ou grupos de indivíduos
* O poder está presente em todas as relações sociais (escola, trabalho, vida doméstica)
* Na história da humanidade sempre houve luta pela conquista ou manutenção do poder
- Civilizações antigas, Europa medieval, Estados Nacionais, Luta pela instauração do liberalismo e regimes totalitários

11. Formação dos Estados Modernos
* Processo de Centralização Política
* Apoio: Burguesia e Nobreza
* Interesses
- Burgueses: Regime forte que lhes garantisse bons negócios e segurança
- Nobres: Regime forte para conter as revoltas camponesas
- Reis: Poder político (mantinha relações de interesse com os dois grupos)
* O burguês, economicamente poderoso, fornecia recursos por meio de impostos pagos ao Estado
* Nobreza e Clero: Distribuía cargos administrativos entre eles
* Consequência: Grande centralização política em torno do rei

12. Principais Características dos Estados Nacionais
* Cobrança de impostos reais
* Formação de um exército profissional
* Centralização e Unificação Administrativa e Judicial
- Burocracia para administrar as leis do Estado
* Unificação monetária, unificação de pesos e medidas

13. Pensadores Absolutistas
* Nicolau Maquiavel (1469-1527)
- Principal obra: O Príncipe (Os fins justificam os meios / A obrigação suprema do governante consiste em manter o poder e a segurança do país por ele governado)
* Jean Bodin (1530-1596) / Jacques Bossuet (1627-1704)
- Afirmavam que o direito divino dava aos reis a autoridade de governarem como quiserem, pois representavam Deus na terra

14. Liberalismo
* Crítica ao clero
- Igreja: Inimiga da razão, da ciência e do progresso
* Liberdade: Voltaire
- Não concordo com uma só palavra que você diz, mas defenderei até a morte seu direito de falar livremente
* Classe favorecida: Burguesia
* Montesquieu (teoria da separação dos 3 poderes)
* Fisiocratas (fisiocracia: poder da natureza)
- Desenvolvimento econômico (liberalismo econômico): A economia só funciona bem quando o Estado não se intromete
- Atividade produtiva: Agricultura (comércio e artesanato não geravam riquezas)

15. Despotismo Esclarecido
* Monarcas que preservavam o Antigo Regime, porém realizando algumas reformas iluministas
* Prússia, Áustria, Rússia, Espanha e Portugal
* Não ocorreram
- Inglaterra: Monarquia Parlamentar
- França: Monarquia Conservadora

16. Revoluções Burguesas
* Revolução Inglesa e Revolução Francesa

17. Estado Neoliberal
* Década de 1980: Os governos de Ronald Reagan (1911-2004) EUA e Margaret Thatcher (1925-2013) Inglaterra foram os precursores do neoliberalismo
* Características: Abertura comercial e financeira, Ajuste fiscal, Redução do Estado, Venda de Estatais, Reforma previdenciária, Corte nos gastos públicos

18. Democracia
* Vivemos num mundo democrático?




Surgimento da Sociologia

1. Início
* Consolidou-se por volta do século XIX, no entanto o desejo de se entender as sociedades já é antiga
* Na Grécia Antiga, os Sofistas (séc. V a.C) começavam a dar mais atenção para os problemas sociais e políticos da sociedade
* Filosofia: Interpretação dos acontecimentos longe das explicações míticas
- Os filósofos Platão (427-347 a.C) e Aristóteles (384-322 a.C) promoveram trabalhos reflexivos sobre a sociedade
- Aristóteles mencionava que o homem é um ser que nasce para viver em sociedade

2. Fé x Razão
* Durante a Idade Média as explicações mitológicas e religiosas prevaleciam
* Para os renascentistas, a Igreja Católica asfixiava as tentativas de explicações racionais

3. Nova Mentalidade
* Séc. XV e XVI: Grandes Navegações
- Grandes descobertas / Trocas culturais
* Geocentrismo versus Heliocentrismo
* Lei Consuetudinária versus Lei Escrita

4. Redescoberta da Natureza
* Terra centro do universo (grego Ptolomeu)
* Sol centro do universo (polonês Nicolau Copérnico)
* Fé versus Razão
- Tempestade (castigo de Deus)
- Dor de Barriga (Feitiço de uma Bruxa)

5. Quadro Comparativo
Visão Medieval
Visão Renascentista
Filosofia Escolástica
Filosofia Humanista
Teocentrismo
Antropocentrismo
Adaptação que São Tomás de Aquino fez do pensamento de Aristóteles (tomismo)
Contestação da escolástica e dos dogmas tradicionais
Verdade na Igreja Católica
Verdade na Ciência e Razão
Dogmatismo: Aceita certas verdades sem discutir
Separação entre fé e razão
Ascetismo: Vida simples e afastada dos prazeres e desejos
Hedonismo: Valorização do corpo e dos prazeres materiais e intelectuais
Razão é serva da fé
Revalorização dos estudos dos greco-romanos
Conformismo
Homem pode ter progresso material e cultural


Natureza é fonte de pecado
Homem faz parte da natureza




6. Renascimento na Itália
* Séc. XIV- XV: Comércio com os árabes
- Enriqueceu as cidades-estados italianas
* Mecenas: Nobres e Burgueses que apoiavam os artistas
* Dante Alighieri (1265-1321)
- Obra: Divina Comédia
- Descreve a vida após a morte no inferno, no purgatório e no paraíso
- O poeta deu um tratamento renascentista / Colocou o papa no inferno e na entrada do céu sua amada / Quem nos aguarda à porta do paraíso só pode ser mesmo a mulher amada
* Boccaccio (1313-1375)
- Obra: Decamerone
- Histórias de mulheres que traem os maridos / Comerciantes vigaristas / Padres e autoridades desonestas
- Valorizava o hedonismo (alegria dos prazeres terrenos)
* Leonardo da Vinci (1452-1519)
- Obra: Mona Lisa
* Michelangelo Buonarroti (1475-1564)
- Afresco da Capela Sixtina

7. Difusão do Renascimento
França
* Rabelais (1490-1553)
- Obra: Gargântua e Pantagruel
- Conta a vida de dois gigantes comilões
* Michel de Montaigne (1533-1592)
- Obra: Os Ensaios
- Neste mundo existe uma porção de opiniões diferentes e que ninguém pode ser considerado o dono de uma verdade absoluta
Espanha
* Miguel de Cervantes (1547-1616)
- Obra: Dom Quixote de La Mancha
- Nobre decadente que enlouquece e imagina que ainda vive nos tempos medievais
- Crítica aos quem tem saudade da Idade Média
Inglaterra
* William Shakespeare (1564-1616)
- Obra: Hamlet / Romeu e Julieta
* Erasmo de Roterdã (1466-1536)
- Obra: O Elogio da Loucura
- Criticava a inoperância do clero e de alguns intelectuais      

 8. Pensamento Rebelde
* Contestavam: Antigo Regime
- Sociedade Irracional e Injusta
* Iluminismo (Filosofia das Luzes / Enciclopedismo / Esclarecimento / Ilustração)
- Missão: Esclarecer os indivíduos dos problemas que o Antigo Regime trazia
- Propostas: Liberdade e Igualdade de todos perante a lei / Razão
* As desgraças humanas (guerra, fanatismo religioso, ignorância e governos opressores) foram causados pelo obscurantismo e dogmatismo
* Quase todo mundo acreditava que o Rei era absolutista porque seus poderes haviam sido delegados por Deus
* Saída: Educação longe das ideias medievais
* Rousseau: O Homem é Bom por Natureza, a Sociedade é que o Corrompe


sexta-feira, 20 de novembro de 2015

De Juscelino ao Golpe Civil-Militar de 1964

De Juscelino ao Golpe Civil-Militar de 1964

1. JK e o Nacional-Desenvolvimentismo (1956-1961)
* Ideal: Tornar o Brasil industrializado
* Objetivo: Fazer com que o país deixe de ser apenas exportador de produtos primários
* Plano de Metas (Projeto de Governo)
- Objetivo: Ampliar a produção industrial brasileira
* Slogan: Crescer 50 anos em 5
* Investimento: Indústria de base, Construção de estradas, Hidrelétricas e Extração de petróleo
* Multinacionais: Abriam fábricas no Brasil
* Dívida Externa: Empréstimos para financiar as obras estatais e a Construção de Brasília
* Crise: A emissão de papel-moeda gerou inflação
- O salário mínimo só valia ¾ do valor que tinha no começo

2. Subdesenvolvimento
* Teoria desenvolvimentista: Criticada pela esquerda
- País Subdesenvolvido (agroexportador)
- País Desenvolvido (industrializado)
* Contradição: Após o governo JK o país havia se industrializado, porém continuava subdesenvolvido
* Conclusão: A industrialização trouxe riquezas, mas elas não foram socializadas
- Apenas as classes abastadas usufruíram do crescimento

3. Jânio Quadros (1961)
* Aliados: Classe Média e Alta
- UDN e Carlos Lacerda
* Símbolo (vassoura)
- Varrer a corrupção do país
* Medidas: Cortou os gastos do governo com Hospitais e Escola Públicas (meteu a tesoura no dinheiro que o Estado gastava para manter o petróleo e o trigo baratos)
* Resultado: Aumento do preço do pão, combustível e transportes
* Reatou relações diplomáticas com a URSS e China
* Motivo: Mostrar independência na política externa
* Gota d’água: Condecorou Che Guevara
* Consequência: Irritou os EUA e a UDN
* Medidas Inexplicáveis: Proibiu briga de galos, Uso de biquínis e Corrida de cavalos no meio da semana
* Saldo: a UDN rompeu com Jânio
- Lacerda deu uma entrevista acusando-o de estar armando um golpe de Estado para se tornar ditador

4. Renúncia de Jânio
* Objetivo: Os militares não queriam que Jango assumisse, assim daria mais poder a Jânio
* Alguns analistas afirmam que ele queria mesmo armar um golpe
- Queria força para fechar o Congresso e tornar-se ditador
* Tentativa Frustrada: O povo e os militares não se manifestaram
* Resultado: Crise política

5. Crise da Posse de Jango (1961-1964)
* Militares e Conservadores: Não suportavam Jango
- No governo Vargas propôs um aumento de 100% do salário mínimo
* Posse: UDN e Conservadores foram Contra
- No momento da renúncia de Jânio, Jango estava na China
* Rede pela Legalidade
- Líder: Leonel Brizola
- Campanha popular a favor da posse de Jango
* Emenda Parlamentarista (primeiro-ministro: Tancredo Neves - PSD)
* 1963: Plebiscito faz retornar o presidencialismo

6. Jango e as Reformas de Base
* Reforma Agrária
* Maiores impostos sobre os ricos
* Lei de remessa de lucros para o exterior
* O governo Jango se caracterizou pela liberdade aos comunistas que apoiavam as Reformas
* Ligas Camponesas
- Líder: Francisco Julião (advogado com ideias de esquerda)
- Luta pela reforma agrária e pelos direitos trabalhistas
- Apoio: Miguel Arraes (governador de Pernambuco)
* Momento de conscientização política

7. Motivos para o Golpe
* A mobilização popular amedrontava a classe dominante
* Temor: Reformas de Base
- Medo de perder privilégios
* Greves: Assustavam empresários e banqueiros
* EUA: Assustados com os comunistas
* Militares: Contrários à Jango

8. Doutrina de Segurança Nacional
* Criada por militares do governo norte-americano
* Escola Superior de Guerra (ESG)
* DSN: Sua ideia era de que os agentes comunistas da URSS estavam infiltrados nas Instituições Brasileiras
- Objetivo: Lutar contra a Subversão Comunista

9. Golpe Civil-Militar de 1964
* Crise na Marinha: Marujos organizaram uma associação para defenderem seus direitos
- Quebra de Hierarquia
* Comício da Central do Brasil
* Marcha da Família com Deus pela Liberdade
* Operação Brother Sam
- Força-tarefa da marinha dos EUA se dirigia para o Brasil
- Motivo: Caso o povo resistisse ao golpe, as tropas desembarcariam no Brasil para apoiar os generais



domingo, 21 de junho de 2015

Primeira Guerra, Revolução Russa e Crise de 1929

Primeira Guerra, Revolução Russa e Crise de 1929

1. Antecedentes da Guerra
* Séc. XIX: Segunda Revolução Industrial
* Monopólios: Crescimento
* Consequência: Não se contentavam com o mercado nacional
* Resultado: Imperialismo
* Busca: Novos mercados, Matérias-primas, Mão-de-obra barata
* Alvo: Países periféricos
* Imperialismo: Investimento de capital no estrangeiro / Domínio econômico sobre outros países

2. Disputa de Mercados
* Motivos: Rivalidade Imperialista; Corrida Armamentista; Conflitos Nacionalistas
- Irlanda queria libertar-se da Inglaterra.
- Alsácia-Lorena foi incorporada pelos alemães e os franceses que lá viviam queriam libertar-se
- Império Austro-húngaro possuía dezenas de povos reprimidos e subjugados (poloneses, sérvios, croatas, tchecos, eslovacos, eslovenos queriam formar um Estado Nacional)
- Balcãs: região fazia parte do Império Turco (surgiram então Bulgária, Romênia, Sérvia, Grécia, Bósnia-Herzegovina)
- Sérvios ambicionavam criar a Grande Sérvia, incorporando territórios vizinhos para ter acesso ao mar e a Áustria não concordava com os interesses Sérvios
- Pangermanismo (alemães visavam dominar os germânicos)
- Pan-Eslavismo: visava transferir para o Império Russo o controle sobre todos os povos eslavos europeus (estes estavam radicados na Península Balcânica)
* Saída: Tomar as áreas dominadas por outro país imperialista
* Consequência: Guerra
* Séc. XX: As indústrias alemãs ultrapassaram as inglesas
* Combate: Burguesia Inglesa versus Alemã
* Proposta: Guerra
* Propagadores: Jornais
- Os Alemães são um Povo de Bárbaro que Ameaçam a Inglaterra

3. Revanchismo Francês
* 1870/1871: Guerra franco-prussiana 
* Alemanha Unificada: Alsácia-Lorena
- Região rica em carvão e ferro (indústria do aço)
* Consequência: Revanchismo
* Observação – Povos Eslavos: Vivem no leste da Europa
- Rússia, Bulgária, Polônia, Ucrânia, República Tcheca, Eslovênia, Eslováquia, Sérvia, Croácia, etc.
* Conferência de Algeciras (1906): Os Alemães receberiam alguns territórios africanos como compensação, mas os ânimos continuaram acirrados.
* 1908: Áustria anexou a Bósnia e a Herzegovina
* 1912: Liga Balcânica x Império Turco (Albânia, Sérvia, Bulgária, Grécia e Montenegro independentes)

4. Alemães e Italianos Querem Colônias
* Ásia e África: Pertenciam à Inglaterra e França
* Itália e Alemanha: Entram nesta disputa
* Outro motivo para o conflito

5. Império Austríaco
* Origem Germânica
* Formado por povos oprimidos
- Tchecoslováquia, Eslováquia, Eslovênia, Croácia, Polônia (Eslavos), Hungria (Não Eslavo)
* Rússia: Ambicionava controlar todos os eslavos
- Pan-eslavismo
- Justificativa para os interesses imperialistas russos
* Rússia versus Áustria
- Sérvia: Queria libertar-se e recebeu apoio russo

6. Império Russo
* A maioria dos habitantes desse império não eram todos russos ou eslavos. A maioria eram povos dominados ao longo dos séculos anteriores (variedades de línguas, etnias, religiões e culturas)
- Resultado: reação dos povos dominados
* Czar apoiado por uma nobreza corrupta e pelo clero da igreja ortodoxa
* Igreja ortodoxa: Servia para convencer o povo russo de que o czar era um governante inspirado por Deus, o qual não se poderia desobedecer
* Final do Séc. (1861): Servidão foi abolida (aproximou industriais franceses, ingleses e alemães para a região)
- Condições de trabalho precárias, jornadas de 14 a 16 horas, saúde, segurança e moradia deploráveis
- Resultado: Trabalhadores eram um grupo potencialmente revolucionário.
* Guerra Contra o Japão
- Construção da ferrovia transiberiana, ligando Moscou ao porto de Vladivostok, e o interesse russo no Extremo Oriente levaram a um choque de interesses com os japoneses
- Resultado: Avassaladora vitória japonesa
* Saldo: Demonstração da fragilidade do Império Russo
- Camponeses e trabalhadores urbanos começaram a reivindicar melhores condições de vida e trabalho
- Lênin definiu o movimento de 1905 como o ´´ensaio geral´´ para 1917

7. O Início da Guerra
* A Europa estava a ponto de explodir
* Império Austro-Húngaro dominava a Bósnia e Herzegovina
* Grande Sérvia: Sérvia reivindicava essas regiões
* Sarajevo, capital da Bósnia, é visitada pelo herdeiro do trono austríaco Francisco Ferdinando
* Resultado: O arqueduque é assassinado
- Áustria culpou a Sérvia lhe declarando guerra
- Rússia declarou guerra à Áustria
- Alemanha e Áustria versus França e Inglaterra

8. Alianças Militares
* Alemanha: Planejava construir uma estrada de ferro que iria de Berlim até Bagdá
* Motivo: Transporte de petróleo do Oriente às indústrias alemãs
* Resultado: Russos e Ingleses detestaram o projeto
- Rússia: Alemanha se aproximava do Império Turco, pois planejava tomar alguns territórios
- Inglaterra: Queria controlar sozinho o petróleo do Oriente
* Tríplice Entente: França, Inglaterra e Rússia
* Tríplice Aliança: Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália
- Quando começou o conflito a Itália mudou de lado
- Bulgária e Turquia: Apoio aos alemães
- Romênia: Apoio aos ingleses
* Guerra de Trincheiras
* Gases venenosos

9. Entrada dos EUA na Guerra
* EUA: Enriqueciam com a Guerra / Vendendo alimentos, combustíveis e produtos industriais
* Preocupação: Os empresários norte-americanos temiam uma possível vitória alemã
- Como França e Inglaterra pagariam seus empréstimos caso perdessem a guerra?
* 1917: Entrada dos EUA na guerra
- A Imprensa americana trabalhou para convencer o seu povo a adentrar no conflito
* 1918: Potências Centrais são derrotadas

10. Consequências da Guerra
* Saldo: 9 milhões de mortos e 6 milhões de soldados mutilados
* Vencedor: EUA
- Tornaram-se a maior potência econômica
* Império Austro-Húngaro se fragmentou
* Sérvia dominou a Bósnia, daí foi criado um novo país – Iugoslávia (Eslavos do Sul)
* Império Turco se fragmentou
* 1917: Saída da Rússia da guerra

11. Tratado de Versalhes
* Imposições à Alemanha
- Perdeu todas as suas colônias  
- Ficou sem maior parte de sua Marinha e Aviação
- Pagamento de enorme indenização – Considerada culpada pela guerra
* 14 Pontos de Wilson
- EUA contra a cobrança da indenização
- Vencedores não deram ouvidos
* República de Weimar
- Durou até 1933 quando os nazistas tomaram o poder e impuseram um regime ditatorial
- Não havia mais imperador
* Liga das Nações (1919)
- Sede: Genebra (Suíça)
- Objetivo: Resolver pacificamente todos os conflitos do mundo
- A Liga fracassou

12. Rússia pré-revolucionária
* 80% da população vivia no campo
* 90% da população não sabia ler nem escrever
* Nobreza: Donos de quase todas as terras
* Burguesia Nacional: Frágil
* Trabalhadores: Sem direitos
* Indústrias: Poucas / Estrangeiras
- São Petersburgo / Moscou

13. Governos Absolutistas
* Tzar: Imperador
* Oposição: Não existia
- Fortemente Reprimida
* Partidos Políticos: Viviam na Clandestinidade
* Principal Partido: Partido Social Democrata
- Ideias Socialistas (Marx e Engels)
- Objetivos: Aproximar-se dos Operários e Camponeses / Organizar a luta contra o tzar

14. Cisão Socialista
* Mencheviques
- Autonomia entre as células
- Descentralização das Ideias
* Bolcheviques
- Seguiam os ideais de Lênin
- Centralização das Ideias
- Partido dedicado a fazer a revolução
* Mencheviques e Bolcheviques
- Concordavam que a Rússia não estava preparada para o socialismo
* Revolução Democrático-Burguesa
- Objetivo: Desenvolver a Indústria e a Democracia

15. Lênin
* Advogado / Falava Russo, Alemão, Francês e Inglês
* Principal Obra: Que Fazer? (1902)
- Proletariado: Não conseguiria formar consciência socialista / Apenas a necessidade de greves e sindicatos
- Daí a importância do Partido Revolucionário

16. Revolução de 1905
* 1904: Rússia versus Japão
* Objetivo: Controle de algumas áreas banhadas pelo Oceano Pacífico
* Consequência: Aumento da miséria do povo russo
* Povo: Acreditavam que o tzar não era culpado daquela situação, pois ele não tinha ideia de como o povo vivia
* Saída: Passeata Pacífica
* Os Cossacos massacraram mais de Mil manifestantes
* Resultado: Revolta (Greves e Passeatas)
- Exigências: Liberdade de Imprensa e dos Partidos Políticos; Eleições para a Duma (Parlamento)
* O Tzar massacrou a revolução
* Saldo Positivo: Apesar da derrota, o povo russo tinha se conscientizado, agora em vez de Paizinho, o imperador era chamado de O Sanguinário

17. Saldo da Primeira Guerra para a Rússia
* 1917: Renderam-se aos alemães
* Saldo: Fome e Miséria
- Os capitalistas engordavam os bolsos
* 08.03.1917: Operários de Petrogrado organizam passeata pedindo a saída da guerra (Paz, Pão e Terra)
- O Tzar ordena que o Exército massacre os manifestantes
- O Exército desobedece e confraterniza-se com os revoltosos
- Fim do Poder do Tzar
* Março de 1917: Renúncia do Tzar

18. Revolução Burguesa de Março de 1917
* Revolução Democrático-Burguesa
* Fim da Censura / Exilados Voltaram / Partidos Voltaram a Funcionar
* Governo Provisório: Aleksandr Kerenski
* Mencheviques: Apoiavam Kerenski
- Para eles era preciso muitos anos de capitalismo para se chegar a uma revolução socialista

19. Revolução Socialista de Novembro de 1917
* Bolcheviques: Acreditavam que era chegado a hora do socialismo / O fim da guerra desencadearia revoluções socialistas na Europa
* A Paz, Pão e Terra não aconteceu no Governo Provisório
* Líder: Lênin
- Todo Poder aos Sovietes
- Soviete: Reunião ou organização de trabalhadores
* Soviete de Petrogrado
- Presidente: Leon Trotsky
* 07.11.1917: As tropas vermelhas tomam as principais cidades do país
* Kerenski foge para os EUA vestido de mulher
* Queda do Governo Provisório

20. Governo Soviético
* Decreto da Terra: Primeiro ato do governo
- Latifúndios foram extintos
- Terras da nobreza distribuídas
* Tratado de Brest-Litovsk
- Assinado acordo de paz com a Alemanha
- Saída da Rússia da Guerra
* Estoques de comerciantes foram invadidos pelo Exército Vermelho
* O governo provisório cumpria as promessas de pão, paz e terra

21. Contra-Ataque Capitalista (1918-1921)
* Países Capitalistas: Apavorados com a Revolução Socialista
- Temor: Caso se espalhasse pela Europa
* Capitalistas Invadem a Rússia
- Ao todo 14 países incluindo EUA, Japão, França e Inglaterra
* Guerra Civil: Comunismo de Guerra (1918-1921)
- Exército Vermelho versus Exército Branco (Burguesia)
* Medidas: Proibição dos Partidos Não-Socialistas / Censura à Imprensa / Indústrias e Empresas tomadas pelo Estado / Salários Igualados
* Vitória: Exército Vermelho
* Situação: Isolada / Fome / Miséria

22. Nova Política Econômica (NEP)
* 1922: URSS
* Objetivo: Recuperar a economia Russa
- Permissão para pequenas empresas privadas
- Acordo com empresas estrangeiras
- Fornecer capital e tecnologia
* 1927: O plano deu certo / A economia apresentava sinais de recuperação

23. Disputa entre Stálin e Trotsky
* Trotsky: Revolução Permanente
* Stálin: Socialismo num só país
- URSS: Repleta de recursos
- Temor: Invasão do território russo
* 1927: Trotsky é expulso da URSS

24. Ditadura Stalinista (1927-1953)
* Marx: O Estado se dissolveria aos poucos em prol dos trabalhadores
* Lênin: Os Sovietes fariam este papel
* Stálin: O Estado engoliu tudo / Os Sovietes perderam poder
* Greves Suprimidas / Sindicatos Atrelados ao Estado

25. Plano Econômico de Stálin
* Acabou com a NEP
* Tudo passou para o Estado, inclusive as Pequenas Fábricas
* Planos Quinquenais
- Prioridade para Indústria de Base (Aço, Motores, Petróleo)
- Prioridade para Indústria de Infraestrutura (Estradas)
* Saldo: Enorme Crescimento Econômico
- Transformou-se numa potência mundial
* Economia Planificada: Bem Estar Social
* KGB: Polícia Secreta
- Perseguição aos inimigos de Stálin
- Tirania Stalinista
- Matança de comunistas favoráveis ao Marxismo

26. Stalinismo
* Dogmático / Antidemocrático
* Adorado pelo povo russo
* Motivo: Vida do povo melhorou consideravelmente / O Estado investia nas questões sociais (educação, moradia, saúde, infraestrutura, fim do desemprego e inflação)
* Culto à Personalidade de Stálin
- Propaganda / Convencimento

27. Estados Unidos: Potência Econômica
* 1918: Após a guerra tornaram-se a principal potência
* Indústria Automobilística (de cada 100 carros produzidos, 85 eram dos EUA)
* Maiores Produtores: Aço, enlatados, máquinas, rádios, petróleo, carvão, tecidos, milho, discos, panelas, fogões, brinquedos, etc.
* A indústria não parava de crescer
- Beneficiados: Classe Média

28. Crise de Reconversão (1920-1921)
* Causada pela diminuição das exportações para a Europa

29. Industrialização dos EUA
* Tão cruel quanto à europeia
* 1920: 2 milhões de crianças trabalhavam nas fábricas
* A abundante produção agrícola fazia os alimentos ficarem mais baratos no mercado, permitindo que os patrões pagassem baixos salários
* Concentração de Renda
- Apenas as famílias ricas usufruíam desse crescimento
- Operários viviam em condições sub-humanas

30. Fordismo e Taylorismo
* Empresários norte-americanos introduziram 2 novas técnicas científicas que elevaram espetacularmente a produtividade no trabalho
* Fordismo: Criado por Henry Ford em sua fábrica de automóveis
- Cada operário passava a fazer um único tipo de tarefa dentro de uma sequência de montagem (tarefa repetida milhares de vezes ao dia)
* Taylorismo era o estudo dos movimentos no trabalho
- As máquinas eram equipadas para aproveitar o máximo a energia do corpo do operário
* Resultado: Formação de sindicatos, greves, protestos
* Consequência: Repressão violenta
* Chicago (1886)
- Polícia fuzilou uma multidão que fazia passeata e seus líderes foram considerados culpados (morreram enforcados)
- 1º de Maio: Dia Internacional de Luta da Classe Operária
* Lei Sherman (1890): Proibia associações que perturbassem o livre mercado

31. Década de 1920
* Loucos anos 20
* Diversão da classe média: Comprar
* Eterna Festa: Rádio, disco, cinema, cassino, bebedeira

32. Bolsa de Valores
* Ações de uma Empresa: Valoriza-se com maior procura / Desvaloriza-se com maior oferta
* Quando apareceram as primeiras notícias de falência todos os investidores se apavoraram e tentaram vender suas ações
* 24.10.1929: Queda da Bolsa de Nova York (quinta-feira negra)
* Ações Despencaram: Ninguém Queria Comprar, Só Vender
- Consequência: Falência e Desemprego (produção industrial caiu 50%)
- 1933: um terço dos americanos estavam desempregados
* Mais de 100 mil empresas faliram nos EUA
* 1 milhão de fazendeiros tiveram que vender seus bens
* Efeito Dominó: Uma Fábrica influenciava a outra
- Se produzisse menos refrigerante, produziam-se menos tampinhas, diminuindo os lucros, assim os Bancos não recebiam o que tinham emprestado (todos quebravam)
* No mesmo dia estouraram as Bolsas de Londres, Berlim e Tóquio
* Globalização: A crise afetou todas as economias do Planeta
* Grande Depressão: Em 1934, os EUA produziam metade do que produziam em 1929

33. Causas da Crise
* Anos 1920: A euforia econômica tinha feito subir o valor das ações na Bolsa de Valores
* Esperavam vender acima da realidade, por isso essa produção exagerada
* Veio a notícia de que algumas empresas não conseguiam vender o que era esperado, pois os lucros não correspondiam ao investimento
* Resultado: Falências, desemprego, suicídios
* Contradição: Nas sociedades pré-capitalistas é a escassez que gera a crise, já nas sociedades capitalistas é a abundância que gera a crise

34. Superprodução
* Capitalismo: Tudo é mercadoria
* Liberalismo: Livre mercado
- Livre concorrência estimulava a economia
* Situação dos Operários: Vivia muito mal
* Economia sem planejamento (superprodução)
* Classe Média: Já havia comprado tudo que necessitava
* Operários: Não podiam comprar
* Consequência: Os artigos encalharam nas Prateleiras
* Resultado: Desemprego em Massa
* Saída: Intervenção Estatal

35. Intervenção do Estado na Economia
* 1932: Franklin Delano Roosevelt presidente dos EUA
* Abandona as ideias de Adam Smith e Adota Maynard Keynes
* Keynesianismo: Salvar o Capitalismo causando bem estar social à população
* Plano Econômico (New Deal): Estado passou a intervir diretamente na economia para evitar crises
- Obras Públicas (estradas, aeroportos, praças, pontes, reflorestamento)
- Criação de Empresas Estatais (hidrelétricas)
- Contratação de Empresas Privadas
- Leis Trabalhistas
- Construção de casas populares
* Comprava cereais e alimentos, depois mandava queimar (eliminar a superprodução)
* Toneladas de leite eram jogadas no rio
- Ajudavam aos agricultores, industriais e produtores, enquanto isso o povo continuava morrendo de fome
* Por que não davam os alimentos aos necessitados?
- Porque isso teria reduzido ainda mais o mercado consumidor, e não há capitalismo que resista a uma crise de mercado
* O sistema funcionou, mas foi a guerra que salvou a economia capitalista
- A Segunda Guerra Mundial: Governos encomendaram aços, máquinas, peças, assim mobilizavam a indústria
- Milhares de desempregados morreram no conflito

36. Crise de 2008
* Financeiras norte-americanas confiaram demais em clientes que não tinham bom histórico de pagamento de dívidas (subprime: de segunda linha)
* Os clientes davam como garantia suas casas, mas o mercado imobiliário havia entrado em crise e os preços dos imóveis despencaram, reduzindo as garantias dos empréstimos
* Com isso os bancos dificultaram em julho de 2009 novos empréstimos agravando ainda mais a crise no setor imobiliário
* Bancos transformaram esses empréstimos hipotecários em papéis e venderam a outras instituições financeiras que também acabaram sofrendo perdas
* Os bancos tiveram prejuízos bilionários
- Citigroup e Merril Lynch (10 bilhões cada)
* Como os EUA são os maiores consumidores do mercado mundial, todo mundo foi afetado
* As indústrias que exportavam para lá, passaram a vender menos e diminuir seus lucros
* Saída: Intervenção Estatal


















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