quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Mais uma Aberração

Mais uma patifaria ganha destaque na política brasileira. Ex-governadores, que ocuparam o poder por no mínimo 4 anos, tem o direito a uma pensão vitalícia. Pensão essa que varia de 11 a 25 mil reais. Quando achamos que já vimos toda sordidez possível nesse país, nossos parlamentares inventam mais essa.     
            O descrédito na política nacional é inevitável frente a essas coisas absurdas. Parece que ainda vivemos sob o regime monárquico, onde a família real e os detentores de títulos de nobreza recebem uma atenção privilegiada.
            Que trabalhador doa tão pouco tempo de sua força de trabalho em troca de uma aposentadoria encorpada como esta? Nenhum. Apenas os escolhidos têm esse privilégio. Em sociedades como a nossa, alimentada pela ideologia calvinista, os iluminados são poucos.
            Na história da humanidade as mudanças estruturais que ocorreram nas sociedades foram regadas por muito sangue e luta. Os escravos, os camponeses, os índios, os operários, as mulheres. Todos tiveram que se organizar para provocarem alterações em suas vidas.
            Na Europa e nos Estados Unidos foi preciso o capitalismo se reformular para não despencarem. O Estado de Bem Estar Social amenizou inúmeros problemas e recolocou o consumismo do sistema em seu devido lugar. A economia precisava se locomover e foi necessária a ampla participação do Estado neste processo.
            No entanto, vivemos em tempos diferentes. O neoliberalismo, que promove o analfabetismo de países subdesenvolvidos está dominando este cenário. Se discutimos política, somos chatos. Se criticamos, somos inimigos do desenvolvimento.
            A sociedade está perdendo sua capacidade de se indignar. Tudo, mesmo sendo descarado, tem que ser aceito, pois a cultura da aceitação está sendo divulgada pelos homens que comandam nossa nação.
            Temos que aceitar um aumento salarial de R$16000,00 para parlamentares e um reajuste de R$35,00 para os trabalhadores. Temos que aceitar vereadores, deputados e senadores envolvidos em escândalos que suas próprias mães se envergonhariam. O pior, sem nenhuma punição. Temos que aceitar um sistema que privilegia única e exclusivamente a elite.
            Ainda tenho o poder de indignar-me. Por isso escrevo estas poucas linhas sobre o assunto. Sinto-me roubado a cada dia que vejo o quanto pagamos de impostos sem recebermos a devida atenção do Estado. Educação, saúde, segurança são desprezados. Nascemos num país com um potencial natural inigualável, com um orçamento trilionário, temos um povo trabalhador que mata um leão por dia para sobreviver.
            Camponeses, escravos e outros grupos que foram massacrados na história pegaram em armas para lutarem contra seus algozes. A necessidade faz o homem cometer crimes bárbaros. Um dia, toda esta violência ultrapassará as barreiras dos condomínios de luxo dos ladrões desta nação. Um dia, um dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feudalismo e Absolutismo - Questões Objetivas

Feudalismo e Absolutismo 1. (Mackenzie) O florentino Nicolau Maquiavel (1469 - 1527) rompeu com a religiosidade medieval, estabelecendo...