sábado, 8 de janeiro de 2011

O Golpe Desnecessário

     As eleições estaduais no Amazonas em 2010 revelaram dois políticos sem brilho. De um lado o insosso Alfredo Nascimento (PR) e do outro o subordinado Omar Aziz (PMN).
     Os dois de trajetória parecida, pois foram trazidos para a vida pública através do ex-coronel Amazonino Mendes. A diferença é que o paulista acumulou inúmeros cargos de vice, enquanto que o nordestino foi prefeito e conseguiu a proeza de se transformar em ministro.
     Quando a campanha esquentou, o desesperado potiguar resolveu adotar uma estratégia de repúdio à pedofilia, referindo-se ao suposto envolvimento de seu opositor com os (as) menores de idade. A tática se revelou inútil, pois o candidato do governador teve quase o triplo de votos de Alfredo.
     Com um repertório mais vasto, Omar venceu com facilidade as eleições. É claro, devemos levar em consideração que a insistência do Braga em eleger Aziz teve motivos exclusivamente pessoais, já que em 2014 o caminho fica aberto para o atual coronel do Estado. A possibilidade de engolirmos o ex-governador por mais 8 anos é enorme.
     Eduardo Braga conseguiu o que queria. Elegeu-se com votação recorde, desbancou seu desafeto Artur Neto e pôs no poder um aliado que só pode ficar no Governo por 4 anos. Alguém questiona a popularidade do coronel, principalmente entre os miseráveis e analfabetos funcionais?
     Aliás, a invisibilidade de Omar é tão grande que ele conseguiu ser anulado por sua esposa. A sua companheira, com atitudes assistencialistas, hoje é mais popular que o atual governador.  
     Mas a atitude grotesca da campanha foi um golpe divulgado por Aziz, mesmo quando as pesquisas já o apontavam como governador. Golpe desnecessário, pois a vitória já estava garantida. Divulgar um aumento de 100% aos educadores demonstrou a fraqueza do atual chefe do nosso Estado.
     A debilidade política do atual Governador é tamanha que foi preciso uma mentira descarada contra os professores para ganhar a eleição. Volto a dizer Golpe Desnecessário, pois quando dois insignificantes estão na disputa, o menos pior leva vantagem. Omar Aziz, o menos pior entre os piores.


Um comentário:

  1. Gramsci também aborda o conceito do intelectual engajado, contra a cultura hegemônica - o jornalista, o profissional de jornalismo, pode vir a ser um intelectual engajado. De resto deixei alguns comentários no FB. O artigo está excelente!

    ResponderExcluir

Feudalismo e Absolutismo - Questões Objetivas

Feudalismo e Absolutismo 1. (Mackenzie) O florentino Nicolau Maquiavel (1469 - 1527) rompeu com a religiosidade medieval, estabelecendo...